Mitos e verdades sobre a cera quente
- Fernanda Soares
- 22 de jul. de 2017
- 4 min de leitura
Oii, amors! Tudo bem? Esse era pra ser o post de ontem, mas acabou saindo hoje...enfim kkkk Gente, vocês obviamente já ouviram falar da cera quente como método de depilação, né? Mas quem nunca teve dúvidas se o que as pessoas falam sobre isso é verdade ou não? O povo inventa muito, mas tem coisas que são sim, verdade. Bora descobrir quais são?

“Tomar sol sem proteção solar após a depilação pode, sim, manchar a pele e não é recomendável depilar qualquer parte do corpo antes de, no mínimo, 28 dias da depilação anterior. Muita gente não sabe o que é verdade ou não sobre a depilação com cera e acaba confundindo crença popular com cuidados importantes”, afirma a esteticista Regina Jordão.
1- Depilar sobrancelha e buço com cera quente provoca flacidez?
Mito - Ideia bastante comum entre as mulheres, depilar a sobrancelha ou o buço com cera quente não deixa a pele flácida. Os famosos puxões da técnica agem superficialmente sobre a pele. Além disso, vale a pena salientar que a implacável flacidez facial é causada, normalmente, pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina que não são atingidas durante a depilação.
2- Dura mais que a lâmina?
Verdade - ideal para as mulheres que têm pouco tempo livre, a técnica de remoção de pelos é mais eficaz do que a realizada com a lâmina. A depilação com a cera quente tende a durar mais (em torno de duas semanas), porque tira o pelo pela raiz, ao contrário da lâmina, que apenas corta a haste do fio.
3- A cera quente faz os vasinhos das pernas se romperem e pode causar varizes?
Mito - A cera quente ao ser aplicada tem ação superficial. As veias ou microvasos ficam localizados muito abaixo da hipoderme, onde os efeitos da cera não podem chegar.
4- Encrava os pelos?
Verdade - Realmente os pelos tendem a encravar com facilidade porque, enfraquecidos, têm dificuldade de romper os canais por onde passam. Por isso, uma boa dica para evitar o encravamento é fazer esfoliações antes do procedimento.
5- Cera não precisa ser descartada?
Mito - sinônimo de perigo para as adeptas da cera quente, achar que os itens usados durante a depilação não precisam ser descartados podem trazer problemas sérios de saúde.
6- Quem tem problemas de alergias na pele não pode fazer depilação com cera quente?
Mito - Primeiro é preciso avaliar quais são os produtos e componentes causadores da alergia.
7- Nas axilas, a cera escurece a pele?
Mito - Segundo especialistas, é um mito. Isso porque ela geralmente clareia a pele e não escurece como muita gente pensa. Ou seja, depile-se sem culpa!
8- A depilação com cera quente pode manchar ou escurecer a pele na exposição ao sol?
Verdade - As manchas escuras podem aparecer caso haja exposição ao sol sem o uso do protetor solar após a depilação ou se a cera quente for aplicada sobre algum tipo de lesão.
9- A depilação com a cera quente dói menos do que com a cera fria?
Verdade - A cera quente atua como relaxante sobre a pele, dilatando os poros, o que facilita a retirada do pêlo com mais facilidade e menos dor.
10- É aconselhável que as gestantes de 9 meses de gravidez realizem a depilação íntima completa para agilizar os preparativos do parto?
Verdade - Este procedimento realmente ajuda a facilitar os preparativos do parto, porém é recomendável que a depilação seja feita, paulatinamente, a partir do 5º mês de gestação, para evitar a sensibilidade maior que as mulheres apresentam no 9º mês de gestação.
11- A depilação com cera quente faz os pêlos crescerem mais depressa do que a depilação com cera fria?
Mito - Toda depilação realizada com a retirada dos pêlos pela raiz faz com que os pêlos levem, em média, de 20 a 25 dias para crescer novamente.
12- Depilações em áreas íntimas tiram a proteção que os pêlos dão às mucosas, causando coceira quando os pêlos começam a crescer?
Mito - Quando os pêlos são retirados com cera quente e pela raiz, nascem mais finos e a depilação não causa coceira ou qualquer irritação. O mesmo não acontece quando a depilação é feita com lâmina de barbear, já que os pêlos engrossam e, ao romperem a pele, podem irritá-la.
13- Depois que a depilação com cera é realizada, não se deve utilizar a pinça para a retirada de pelos que sobraram?
Mito - Os pêlos que resistem à depilação devem ser retirados com pinça para acabamento do trabalho realizado. Na depilação com cera quente, a pele fica relaxada e os poros dilatados, fazendo com que os pêlos fiquem praticamente desprendidos de sua raiz, facilitando a extração.
14- É sempre bom intercalar uma depilação com cera e uma depilação com aparelho de barbear, para não irritar muito a pele?
Mito - A depilação com cera quente não irrita a pele. Esse procedimento só deve ser adotado em casos graves de pêlos encravados. Aí sim, a lâmina vai esfoliar a pele, soltar os pêlos encravados e deixá-los pontiagudos, facilitando a saída da pele quando crescer.
15- A cera quente é mais indicada no inverno, pois as altas temperaturas do verão contribuem para aumentar ainda mais a temperatura da cera, causando vermelhidão na pele?
Mito - A temperatura da cera é a mesma no inverno ou no verão. A temperatura interna de cada pessoa é que muda conforme o clima ou temperatura externa, tornando a cera mais suportável ou não.
E aí, amors? Gostaram? Todas as suas dúvidas foram tiradas? Se tiver mais alguma, deixa nos comentários!
Bjooos <3
Fontes: http://vyaestelar.uol.com.br
留言